Connect with us

Bairro de Benfica

🚧 Início da Empreitada de Requalificação da Zona Histórica de Benfica 🚧

É com grande entusiasmo que anunciamos o início das obras de requalificação da Zona Histórica de Benfica, que terão início no dia 28 de outubro.

🔹 Fase 1: Abrange a área entre a Rua República da Bolívia e a Rua dos Arneiros. Esta fase terá corte total sendo que o desvio alternativo estará devidamente indicado no local. Esta fase terá a duração prevista de 2 meses.

🔹 Fase 2: Acontecerá entre a Rua dos Arneiros e a Estrada de Benfica (junto ao Banco Santander), com corte parcial. Nesta fase, o betuminoso será mantido e realizaremos intervenções nos passeios, além de pinturas no betuminoso. Esta fase também terá a duração de 2 meses.

📅 Importante: Quando a 2ª fase se iniciar, a 1ª fase deixará de ter um corte total e passará a ter apenas condicionamento.

Agradecemos a compreensão de todos durante este processo, que visa melhorar a nossa comunidade e preservar a história de Benfica. Juntos, estamos a construir um futuro melhor! 💪🏽

Sinopse do Projeto

O Projeto de Requalificação do espaço público da Zona Histórica de Benfica visa melhorar o espaço público, pavimentos, equipamentos, mobiliários e aumento dos nossos espaços verdes em caldeira, melhorando a mobilidade, revitalizando o bairro e toda esta zona nobre da Freguesia.

•             A Zona Histórica de Benfica, caracteriza-se pelo bairro a norte da estrada de Benfica com os limites de intervenção na Travessa do Açougue a Benfica/Largo Cruz da Era/Largo Ernesto da Silva/Travessa Cruz da Era/Travessa Vintém das Escolas/Rua Ernesto da Silva.

•             O centro histórico de Benfica é um importante território na freguesia de Benfica e na cidade de Lisboa, um local com elevado valor patrimonial. Ao longo dos anos este território tem enfrentado problemas relacionados com a utilização abusiva do espaço público, que contribuem para o desgaste deste território, para a falta de acessibilidade, tráfego desordenado e escassez de áreas verdes.

•             A inexistência de sentido de espaço público e organização com pavimentos adequados e zonas destinadas é por si um problema, uma vez que coloca em causa a segurança e salubridade deste espaço.

•             Os acessos não são os mais adequados nem confortáveis e estão em mau estado. As ruas não têm o perfilhamento necessário para o atual uso, o espaço está constantemente ocupado por veículos, impossibilitando acessos pedonais e algum conforto urbano.

•             As zonas verdes e de estadia são inexistentes. Não existe estacionamento suficiente para a procura.

•             Com essa intervenção pretendemos atualizar com um estilo moderno, mas com respeito à história do lugar todos as características materiais e funcionais desta zona, pretende-se proporcionar aos habitantes e visitantes um ambiente mais convidativo e funcional, incentivando a permanência, a circulação e o convívio na região.

•             Para preservar a essência deste bairro e atender às crescentes necessidades de seus moradores, arranca agora este ambicioso projeto para renovar os espaços públicos, calçadas, melhorar a mobilidade, e revitalizar o bairro. Esta iniciativa abrangente visa transformar esta zona num espaço próspero e atrativo que promova o envolvimento da comunidade, segurança e uma elevada qualidade de vida para todos os seus habitantes.

•             Mediante os objetivos estabelecidos, procurou-se encontrar a melhor e mais eficaz estratégia para valorizar e melhorar a qualidade deste espaço, com uma área de intervenção aproximadamente de 10.000m2.

•             A nossa proposta visa assim promover a fruição do espaço público, assegurando o equilíbrio e as melhores condições de acessibilidade e mobilidade, integrada numa estrutura dinâmica com a envolvência, e correspondendo a todas as necessidades existentes.

•             A mobilidade é um fator importante neste espaço, pelo que a nossa proposta procura promover a mobilidade pedonal. Está prevista uma solução de via partilhada com espaços de coexistência na rede, soluções que permitam o transito automóvel, mas valorizem a mobilidade segura e confortável pedonal.

•             Serão criadas áreas e lugares de estacionamento permitidos perante as normas, devidamente integradas no espaço urbano.

•             Não são alterados sentidos de transito nem reduzidas faixas viárias;

•             Ao nível do espaço público é importante implementar um projeto que permita aos fregueses e utilizadores usufruir do espaço urbano, criar dinâmicas e relações no bairro é fundamental para o sucesso da intervenção, e por isso a nossa proposta prevê a criação de praças com a possibilidade de implementar equipamentos, centros de convívio, que promovam o convívio, as relações e interações no bairro.

•             O pavimento atual será substituído por um novo modelo, utilizando materiais nobres de pedra e calçada, que conferirão maior resistência e durabilidade, mantendo, ao mesmo tempo, uma aparência sofisticada. No centro da via, será implantada uma solução em laje de pedra num alinhamento que remata a nossa via e resulta para drenagem, garantindo a adequada captação e direcionamento das águas pluviais.

•             Relativamente ao mobiliário urbano, será instalado mobiliário urbano moderno e funcional, como bancos, suportes de bicicleta, proporcionando mais conforto aos utilizadores e moradores.

•             Ao nível da vegetação, o projeto contempla a implantação de árvores, proporcionando sombra e melhorando a qualidade do ar.

•             No quadro de objetivos programáticos, a proposta assenta na alteração de pavimentos e recuperação da drenagem, melhorando assim as condições de acessibilidade e mobilidade.

•             A intervenção abrange a totalidade de um arruamento paralelo à estrada de Benfica e que compreende e define a malha urbana da Zona Histórica de Benfica.