Connect with us

PASSEIO ULMEIRO

O novo Passeio Ulmeiro já abriu ao público no nosso Bairro de Benfica!

A instalação artística foi inaugurada no dia 22 de março de 2024 e celebra 27 artistas que contribuíram para o quadro cultural da nossa Freguesia. Os artistas Pariz One e Edis One deram vista a este projeto.

A Junta de Freguesia de Benfica quis assim homenagear diversas personalidades influentes que contribuíram para o seu quadro cultural, depois de ter sido reaberta a histórica Livraria Ulmeiro, no novo Espaço Ulmeiro, no passado dia 1 de março de 2024.

A obra estende-se no caminho entre a antiga morada da livraria (Avenida do Uruguai, 13A) e a nova (agora no número 19B). Tem como objetivo celebrar várias personalidades que contribuíram para a riqueza cultural de Benfica, como o filósofo e poeta Agostinho da Silva, o escritor António Lobo Antunes, Zeca Afonso ou o compositor e guitarrista Carlos Paredes.

Entre os retratos destacamos ainda o do gato Salvador e o de Lúcia Ribeiro, mulher do fundador da Ulmeiro, José Ribeiro. Uma forma de manter viva a sua memória. Foram feitos com raias brancas, que representam as folhas de um livro. Vistos de frente, são ilustrações. Quem desce a rua, vê os brilhos das imagens. Quem sobe a rua, vê as sombras. Quem saca do telemóvel para tirar uma fotografia, é surpreendido com o que parece uma fotografia. É ilusão de ótica. Queremos que as pessoas possam aproveitar o passeio, mas também levá-lo para casa. É a Cultura a pintar a Cultura para despertar e reavivar o sentido de Cultura.

A Livraria Ulmeiro foi fundada em 1969 por José Antunes Ribeiro, e a sua história sempre foi marcada por obstáculos difíceis e inesperados. Tal como aconteceu em vários outros casos durante o Estado Novo, foi obrigada a fechar em março de 1971, por decisão do governo de Marcelo Caetano, apenas três anos depois da inauguração.

Chegada a democracia, os responsáveis voltaram a declarar o amor aos livros com um relançamento do projeto que ganhou uma enorme credibilidade e tração entre os lisboetas e turistas. Porém, em 2016, a ditadura da economia revelou-se demasiado violenta e a Ulmeiro fechou mais uma vez. Felizmente foi possível reabrir agora, em 2024, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica.

Sejam Bem-vindos!

Ricardo Marques
Presidente da Junta de Freguesia de Benfica

Posted inPASSEIO ULMEIRO

Carlos Paredes

nasceu em Coimbra a 16 de fevereiro de 1925. Foi um compositor e guitarrista português. Foi um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa, tendo sido igualmente um grande compositor.…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

António Ferra

nasceu no Porto a 19 de dezembro de 1947. É um escritor e artista plástico português. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, cidade onde virá a fixar-se, após o…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Luís Bernardo Honwana

em Maputo a 12 de novembro de 1942. É um escritor moçambicano. Em 1964, Honwana tornou-se um militante da Frente de Libertação de Moçambique que tinha como propósito conseguir a independência…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Dinis Ramos Machado

nasceu em Lisboa a 21 de março de 1930. Foi um jornalista e escritor português. Até 1963 viveu no Bairro Alto, na Rua do Norte. Foi funcionário da Federação das Caixas de…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Léo Ferré 

nasceu no Mónaco a 24 de agosto de 1916. Foi um poeta, anarquista e músico franco-monegasco. Enquanto músico, foi autor, compositor e intérprete de um grande número de canções. Viveu no…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Hélia Correia

nasceu em Lisboa a fevereiro de 1949. É uma escritora e tradutora portuguesa. Em 2010, Hélia Correia publicou o romance biográfico Adoecer, em que aborda a história de amor entre Elisabeth Siddal e o poeta/pintor…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

George Agostinho Baptista da Silva

George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de fevereiro de 1906. Foi um filósofo, poeta, ensaísta, professor, filólogo,  pedagogo e tradutor português. O seu pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a Liberdade como…

 Ler mais