Mesa Redonda – “O papel da Coroa Norte de Lisboa na Centralidade Metropolitana”
A centralidade territorial e funcional de Benfica faz com que a mobilidade seja um aspeto crítico para todos os que aqui se deslocam diariamente para trabalhar, estudar, realizar as suas compras, entre outras motivações. A centralidade deste território é acompanhada pela existência de um conjunto de infraestruturas de transporte estruturantes, como sejam o transporte ferroviário e o Metropolitano de Lisboa, a par de vias arteriais rodoviárias e de várias carreiras de transporte coletivo rodoviário de passageiros, com destaque para o serviço prestado pela Carris.
É precisamente no contexto de pensar e planear o desenvolvimento da mobilidade sustentável enquanto fator estruturante da melhoria da qualidade de vida das pessoas e do reforço da centralidade de Benfica a nível metropolitano, que teve lugar no dia 28 de maio, a Mesa Redonda intitulada “O papel da Coroa Norte de Lisboa na Centralidade Metropolitana”. Um evento organizado pela Junta de Freguesia de Benfica que juntou stakeholders que se constituem como parceiros determinantes para a consolidação desta trajetória de desenvolvimento, nomeadamente operadores de transporte, autoridades e especialistas em transportes. Da partilha de práticas e experiências, destacamos, numa perspetiva holística, o impacto da instabilidade política e económica nos sistemas de transporte, a descrença dos estudos técnicos que fundamentam as atuais estratégias de transporte urbano e a ausência de uma atuação coordenada e integrada entre as entidades competentes.
Num momento em que se avizinham novos desafios e oportunidades para a AML, decorrentes da elaboração do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS), do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Lisboa, do Plano de Expansão e Modernização do Metro de Lisboa, do traçado da LIOS (Linha Intermodal Oriental Sustentável), entre outras oportunidades, a Freguesia de Benfica poderá efetivamente beneficiar de novas carreiras “zero emissões”, da extensão da linha amarela do Metropolitano de Lisboa e da criação de vias dedicadas ao transporte coletivo. A CARRIS e o Metropolitano de Lisboa estão em linha com a vontade do executivo de criar mais e melhores condições de mobilidade urbana.
Por outro lado, só será possível a criação de um sistema de transportes intermodal, articulado, sustentável e inclusivo, verdadeiramente orientado para as necessidades das pessoas, com a criação de alternativas ao automóvel e de melhores condições de mobilidade para quem se desloca a pé e de bicicleta. A criação de corredores verdes estruturantes na Freguesia de Benfica e a instalação de pisos confortáveis procuram seguir este desígnio, reforçando o compromisso da Junta de Freguesia de Benfica com a sustentabilidade e bem-estar de todos.