Connect with us

Bairro de Benfica

Início dos Trabalhos de Requalificação da Rotunda das Oliveiras

Iniciaram-se esta 3ª feira, 12 de novembro, os trabalhos de requalificação da Rotunda das Oliveiras, conhecido Jardim do Uruguai, situado entre a Av. do Uruguai e a Rua República da Bolívia. Pretende-se com esta intervenção melhorar a qualidade e funcionalidade deste espaço, proporcionando um espaço mais atrativo e versátil para os moradores e visitantes, com áreas renovadas, zonas verdes, espaços de lazer diversificados e novos equipamentos.

SITUAÇÃO EXISTENTE

A Rotunda das Oliveiras é um local estratégico para a qualidade urbana e ambiental do Bairro de Benfica, pois é um ponto de entrada e uma ligação entre importantes espaços verdes, como o Parque Silva Porto e a Quinta da Granja. No entanto, a configuração atual de rotunda não é propícia ao usufruto e valorização do espaço público, uma vez que é dominada pelo tráfego automóvel e carece de acessos pedonais.

Condicionantes

Estado de Conservação, Condições de Mobilidade e Acessibilidade

Este espaço pela sua configuração atual de rotunda, não permite o uso e o conforto necessário para tornar este espaço, num local de estadia. Apresenta duas faixas de rodagem, que torna insegura, a acessibilidade. Na generalidade, os pavimentos encontram-se degradados apresentando diversas irregularidades nas superfícies de circulação e os atravessamentos pedonais não apresentam as melhores condições de segurança e conforto.

Nos espaços verdes apesar da presença arbórea de grande porte, verifica-se que os restantes estratos estão degradados e com problemas sistémicos.

OBJETIVOS

Esta proposta de intervenção visa transformar a Rotunda das Oliveiras um espaço mais atrativo, funcional e inclusivo para toda a comunidade, e que traga múltiplos benefícios para o Bairro de Benfica como:

– Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos residentes e visitantes, proporcionando-lhes um espaço público mais agradável e convidativo que responda às suas necessidades e expectativas;

– Valorizar a imagem urbana e a identidade do Bairro de Benfica, através da criação de um jardim numa das principais entradas do bairro;

– Promover a coesão e a interação social, criando oportunidades para as pessoas se encontrarem, comunicarem e participarem em atividades;

– Aumentar a consciencialização e a responsabilidade ambientais, demonstrando boas práticas de conceção e gestão sustentáveis do espaço público;

– Estimular o desenvolvimento económico e o turismo, atraindo mais pessoas para visitar e desfrutar da zona;

PROPOSTA

Mediante os objetivos estabelecidos, procurou-se encontrar a melhor e mais eficaz estratégia para valorizar e melhorar a qualidade deste parque, promovendo a fruição do espaço, assegurando o equilíbrio e as melhores condições de acessibilidade e mobilidade, integrada numa estrutura dinâmica com a envolvência, e correspondendo a todas as necessidades existentes.

Nesse sentido, propõe-se a requalificação dos principais elementos de composição e estruturação deste espaço, o que poderá englobar ações que se consideram fundamentais para a segurança e bem-estar dos utilizadores das áreas de intervenção e que se encaixam nos trabalhos previstos.

Mobilidade e Acessibilidade

Ao nível da mobilidade rodoviária a nossa proposta prevê suprimir uma das laterais da rotunda virada mais a sul, onde será criada uma continuação com os espaços existentes permitindo uma entrada para o Bairro de Benfica e a criação de um parque. Com esta eliminação, procuramos transformar este espaço num parque linear que ligará a rotunda ao restante Bairro. Este parque terá uma variedade de características, tais como um parque infantil, um quiosque, mobiliário urbano, arte pública e vegetação de diferentes estratos. O parque servirá também como uma zona tampão entre o ruído do tráfego e os edifícios residenciais ao longo da rua.

Relativamente à rede de percursos é necessário assegurar e recuperar a ciclovia contínua ao longo do perímetro da rotunda. Que permite a redução de velocidade e o volume do tráfego de veículos, e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.

No interior deste novo jardim a nossa proposta prevê uma hierarquização dos caminhos, definindo melhor as tipologias por forma a obter caminhos adequados e confortáveis, que permitam a circulação dos utentes pelo espaço.

O objetivo é garantir superfícies seguras e acessíveis para os utilizadores, remover obstáculos e obstruções nos caminhos para facilitar a circulação e a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Está previsto ainda substituir os pavimentos danificados por materiais duráveis e esteticamente agradáveis. Utilizar pavimentos permeáveis em algumas áreas para promover a absorção de água da chuva.

Zonas Verdes

Os espaços verdes deste conjunto estão integrados na estrutura verde da cidade, estrutura esta que apresenta uma importância indiscutível para a qualidade e bem-estar da vida quotidiana. Este parque é um importante pulmão verde no bairro pelo que a nossa intervenção prevê a manutenção e preservação de toda a vegetação e a promoção através da requalificação e integração de outros estratos vegetativos, arbustivos e herbáceos, para promover a biodiversidade e criar um ambiente mais saudável.

– Manutenção e recuperação da bacia de retenção existente no centro da rotunda, que recolhe as águas pluviais das ruas circundantes. A bacia será integrada numa área ajardinada que reforçará o valor ecológico e a atração estética da rotunda. A bacia terá também funções educativas e recreativas, uma vez que apresentará informações sobre o ciclo e a qualidade da água e permitirá aos visitantes interagir com as características da água.

– Preservar e realçar as oliveiras existentes na rotunda, que são um elemento distintivo da zona e um símbolo da sua história e cultura. As oliveiras serão rodeadas por plantas nativas de baixa manutenção que criarão um ambiente naturalista e atrairão a vida selvagem. As oliveiras serão também iluminadas à noite para criar um efeito dramático e realçar a sua importância.

Equipamentos e Mobiliário Urbano

Parque Infantil e Recreio

Projetar um parque infantil seguro, com equipamentos adequados para crianças de diferentes faixas etárias. Incluirá elementos lúdicos, e áreas de recreio naturais.

Promoção de espaços interativos, que promovam a criatividade das crianças, inclusão de jogos e oficinais naturais.

Anfiteatro ao Ar Livre

Criar um anfiteatro ao ar livre, integrado no espaço verde, com assentos em bancos, que possa ser usado para eventos, apresentações culturais e atividades comunitárias. Projetar o anfiteatro de forma a permitir uma boa visibilidade da área central para todos os espectadores.

Espaço de Quiosque e Esplanada

Criação e promoção de um quiosque, que será uma antiga carruagem do elétrico que em tempos fazia o percurso em Benfica, revivendo as memorias deste local. Criar uma área de esplanada para proporcionar opções aos visitantes. Dispor de zonas de sombra incentivando as pessoas a desfrutarem do espaço ao ar livre.

Mobiliário Urbano

Relativamente ao mobiliário urbano, integrar todo o espaço com a colocação de novos bancos de jardim, com diferentes utilizações e materiais que ofereçam mais resistência e conforto.