Foi ontem aprovado, em reunião de executivo da Junta de Freguesia de Benfica, o maior pacote de investimento de sempre de uma Junta de Freguesia, com um valor total aproximado de 29 milhões de euros.
Ao abrigo da linha de financiamento do PRR – 1⁰ Direito, aprovámos a aquisição, construção e reabilitação de 4 terrenos e 13 apartamentos, dispersos na freguesia, que se juntam às candidaturas já aprovadas pelo IHRU dos edifícios da Rua Cláudio Nunes e Travessa José Agostinho.
Através destes investimentos iremos conseguir disponibilizar, até 2025, 𝟭𝟯𝟯 𝗻𝗼𝘃𝗼𝘀 𝗮𝗽𝗮𝗿𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮, dando um sinal inequívoco do compromisso e resiliência da nossa comunidade no combate à grave crise habitacional que Lisboa atravessa.
Este investimento em tempo recorde, menos de 2 meses, desde a entrada da nova versão do Programa de Apoio e Acesso à Habitação, 1⁰ Direito, deve-se ao trabalho incansável da recém criada equipa da Junta de Freguesia para a área da habitação, e aos inúmeros parceiros locais que têm sido inexcedíveis no trabalho colaborativo de sinalização, negociação e criação de um clima de confiança com os proprietários locais, de modo a criarmos uma estratégia coletiva para a nossa comunidade.
Porque acreditamos que não existem cidades sem pessoas e que não se constroem comunidades sem moradores e vizinhos, iremos prosseguir o nosso esforço coletivo de criar soluções habitacionais dignas que permitam às famílias lisboetas continuar a viver no Bairro de Benfica.
Não poderia terminar sem deixar uma palavra de reconhecimento ao executivo da Junta de Freguesia de Benfica pela sua solidariedade, ousadia e partilha no sonho de, em conjunto, podermos de facto fazer a diferença na vida de centenas de famílias que passam dias difíceis na nossa cidade.