A Junta de Freguesia de Benfica viu ser aprovada mais uma candidatura ao PRR, desta feita aos 𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗖𝗼𝗺𝗲𝗿𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗗𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗶𝘀.
A candidatura, promovida pela Junta de Freguesia de Benfica, em parceria com a Associação de Comerciantes de Benfica e a Mais Benfica- Associação para o Desenvolvimento e Co-Governança Local, foi selecionada de entre as mais de 300 candidaturas apresentadas a nível nacional e resultou num financiamento de 915.596,46€.
O objetivo será o de promover a transição digital da economia através do uso de novas tecnologias no pequeno comércio e no espaço público no Bairro de Benfica, valorizando o comércio tradicional e abrangendo os 372 estabelecimento comerciais do eixo central de Benfica, desde as Portas de Benfica até ao Fonte Nova.
O projeto consiste em disponibilizar o acesso à conetividade comum, implementando o sistema de WiFi gratuito no eixo comercial central de Benfica (Estrada de Benfica, Mercado de Benfica, Alameda Padre Álvaro Proença, Rua Nossa Senhora do Amparo, Avenida Grão Vasco, Avenida Gomes Pereira, Avenida do Uruguai) , desenvolver plataformas digitais e de venda online, com a criação de um Marketplace e site de venda online comum no comércio tradicional, desenvolvendo ainda o cartão local de acumulação de pontos, descontos e promoções e implementar soluções logísticas comuns como sistemas de entrega e instalação de cacifos digitais e refrigerados em espaço público.
Em simultâneo, o financiamento irá permitir instalar bancos digitais com carregamento de smartphones, três Mupis digitais com informações sobre o comércio local, promoções e localização das lojas.
Por outro lado, irá ser realizado investimento na capacitação e formação do comércio local no âmbito da utilização das novas tecnologias, modernização e digitalização, aumentando a competitividade do pequeno comércio.
Este investimento permitirá diversificar os sistemas de venda, aumentar a atratividade dos consumidores, dinamizando e incentivando a economia local.
Queremos um comércio local mais dinâmico, mais capacitado, com acesso às novas tecnologias, mas mantendo a sua identidade própria e que tão bem o diferencia.
#bairrodebenfica #lisboa #original