Connect with us

PASSEIO ULMEIRO

O novo Passeio Ulmeiro já abriu ao público no nosso Bairro de Benfica!

A instalação artística foi inaugurada no dia 22 de março de 2024 e celebra 27 artistas que contribuíram para o quadro cultural da nossa Freguesia. Os artistas Pariz One e Edis One deram vista a este projeto.

A Junta de Freguesia de Benfica quis assim homenagear diversas personalidades influentes que contribuíram para o seu quadro cultural, depois de ter sido reaberta a histórica Livraria Ulmeiro, no novo Espaço Ulmeiro, no passado dia 1 de março de 2024.

A obra estende-se no caminho entre a antiga morada da livraria (Avenida do Uruguai, 13A) e a nova (agora no número 19B). Tem como objetivo celebrar várias personalidades que contribuíram para a riqueza cultural de Benfica, como o filósofo e poeta Agostinho da Silva, o escritor António Lobo Antunes, Zeca Afonso ou o compositor e guitarrista Carlos Paredes.

Entre os retratos destacamos ainda o do gato Salvador e o de Lúcia Ribeiro, mulher do fundador da Ulmeiro, José Ribeiro. Uma forma de manter viva a sua memória. Foram feitos com raias brancas, que representam as folhas de um livro. Vistos de frente, são ilustrações. Quem desce a rua, vê os brilhos das imagens. Quem sobe a rua, vê as sombras. Quem saca do telemóvel para tirar uma fotografia, é surpreendido com o que parece uma fotografia. É ilusão de ótica. Queremos que as pessoas possam aproveitar o passeio, mas também levá-lo para casa. É a Cultura a pintar a Cultura para despertar e reavivar o sentido de Cultura.

A Livraria Ulmeiro foi fundada em 1969 por José Antunes Ribeiro, e a sua história sempre foi marcada por obstáculos difíceis e inesperados. Tal como aconteceu em vários outros casos durante o Estado Novo, foi obrigada a fechar em março de 1971, por decisão do governo de Marcelo Caetano, apenas três anos depois da inauguração.

Chegada a democracia, os responsáveis voltaram a declarar o amor aos livros com um relançamento do projeto que ganhou uma enorme credibilidade e tração entre os lisboetas e turistas. Porém, em 2016, a ditadura da economia revelou-se demasiado violenta e a Ulmeiro fechou mais uma vez. Felizmente foi possível reabrir agora, em 2024, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica.

Sejam Bem-vindos!

Ricardo Marques
Presidente da Junta de Freguesia de Benfica

Posted inPASSEIO ULMEIRO

Lawrence Ferlinghetti

nasceu em Yonkers, Nova Iorque, a 24 de março de 1919. Foi um poeta, editor e pintor americano da Geração Beat, mais conhecido pela sua obra poética e por ter sido o responsável pela…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Carlos Paredes

nasceu em Coimbra a 16 de fevereiro de 1925. Foi um compositor e guitarrista português. Foi um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa, tendo sido igualmente um grande compositor. É considerado como um dos…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

António Ferra

nasceu no Porto a 19 de dezembro de 1947. É um escritor e artista plástico português. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, cidade onde virá a fixar-se, após o início de carreira em Bragança…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Lídia Martinez

nasceu em Lisboa em 1952. Forma-se na Escola de Artes Decorativas António Arroio e na Escola Superior de Belas Artes. A coreógrafa portuguesa aos 20 anos vai viver para Paris…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Luís Bernardo Honwana

em Maputo a 12 de novembro de 1942. É um escritor moçambicano. Em 1964, Honwana tornou-se um militante da Frente de Libertação de Moçambique que tinha como propósito conseguir a independência de Portugal. Devido às suas atividades…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Mário Coelho Pinto de Andrade

nasceu em Golungo Alto a 21 de agosto de 1928. Foi um filólogo, sociólogo, ensaísta, militar, teórico e ideólogo anticolonial angolano, que foi um dos membros-fundadores do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Mantinha o pseudónimo…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Maria Ondina Braga

nasceu em Braga a 13 de janeiro de 1922. Foi uma escritora, autora de vários contos, poesia, romances, crónicas, memórias e tradutora portuguesa. Em 1956 foi para Londres, para aperfeiçoar a língua…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Dinis Ramos Machado

nasceu em Lisboa a 21 de março de 1930. Foi um jornalista e escritor português. Até 1963 viveu no Bairro Alto, na Rua do Norte. Foi funcionário da Federação das Caixas de Previdência, onde foi colega e…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Léo Ferré 

nasceu no Mónaco a 24 de agosto de 1916. Foi um poeta, anarquista e músico franco-monegasco. Enquanto músico, foi autor, compositor e intérprete de um grande número de canções. Viveu no Mónaco, Paris, assim como no departamento…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Luís Osório

nasceu a 15 de setembro de 1971 em Lisboa. É escritor e jornalista e em 1990, apenas com 18 anos, inicia a sua atividade profissional na equipa do programa juvenil…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Hélia Correia

nasceu em Lisboa a fevereiro de 1949. É uma escritora e tradutora portuguesa. Em 2010, Hélia Correia publicou o romance biográfico Adoecer, em que aborda a história de amor entre Elisabeth Siddal e o poeta/pintor pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti. Em 2012…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Fernando Santiago Mendes de Assis Pacheco

nasceu em Coimbra a 1 de fevereiro de 1937. Foi jornalista, crítico, tradutor e escritor português. Licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra onde viveu até iniciar o serviço militar, em 1961. Enquanto jovem, foi ator de teatro, no TEUC e…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Vitorino Salomé Vieira

nasceu no Redondo a 11 de junho de 1942. É um cantor português. A sua música combina o folclore tradicional, principalmente do Alentejo, e o estilo popular da sua voz. Conheceu Zeca Afonso, de quem se…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

Maria Emília Santos Correia

nasceu em Espinho a 19 de junho de 1947. É uma atriz e encenadora portuguesa. Em 2005 recebeu uma Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro pela sua encenação de Serviço d' Amores, de Gil Vicente, no Teatro Nacional…

 Ler mais  
Posted inPASSEIO ULMEIRO

George Agostinho Baptista da Silva

George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de fevereiro de 1906. Foi um filósofo, poeta, ensaísta, professor, filólogo,  pedagogo e tradutor português. O seu pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a Liberdade como a mais importante qualidade do…

 Ler mais